quinta-feira, 30 de julho de 2009

Você sabe o que é CRAVING?

Frase do Dia:

"Você não pode mudar as pessoas. Você deve ser a mudança que deseja ver nelas".
Gandhi

Craving é um fenômeno que resulta em respostas fisiológicas e psicológicas a partir de um forte desejo para obter e consumir determinada substância. O anseio por essa substância estaria associado com indicadores que lembram o reforço positivo e não com indicadores que evocam a abstinência.

O Craving é caracterizado por um ataque súbito, irresistível para comer com urgência um alimento em particular, fora das refeições, habitualmente chocolate, doces, sorvete ou outros alimentos ricos em carboidratos e gorduras.

A pessoa sente grande ansiedade e vontade irrefreável de ingerir aquele alimento. Ao fazê-lo obtém alivio momentâneo e, se estiver em processo de emagrecimento, esse alívio é seguido de culpa, que reforça a ansiedade, que leva a comer de novo, em círculos viciosos.
O craving pode ser visto por um ponto de vista fisico e psicológico. No caso de compulsão por chocolates em que grande parte das calorias provem de carboidratos, que interferem na produção de serotonina, neuro transmissor que modula o sistema nervoso.

Outra porção deriva da gordura, que elevaria os níveis de endorfina, substancia que produz prazer e alivia a tensão. Alem da presença de cafeína e da teobromina (componente do cacau) o chocolate contém feniletilamina, que eleva a produção de endorfina.

Essa reação bioquímica é imediata e se processa com pequenas quantidades de chocolate.

Se a pessoa está em processo de emagrecimento, provém à culpa, a ansiedade como conseqüência de ter comido, a sensação de descontrole, o medo de “ter estragado tudo” e esse novo desconforto leva a um ato compulsivo.
Boa parte das pessoas associa o chocolate a momentos felizes da vida, e nos momentos em que sentem algum desconforto interno, como ansiedade, stress ou depressão acabam por se amparar nesses atenuantes.

Desde os primordios que os alimentos são considerados como ansioliticos e antidepressivos, essa associação cria um “atalho” cerebral em nível emocional muito precoce e poderoso que poderá ser indevidamente disparada levando a procura por esses alimentos que aliviam provisoriamente esse mal estar.

Os “chocolatras” que necessitam emagrecer entram em depressão quando o chocolate é suprimido e abandonam a dieta, razão pela quais muitas nutricionistas incluem pequenas porções na reeducação alimentar.

Quando o chocolate representa algo mais que isso, quando atua como suavizante para emoções das quais a pessoa não tem consciência, deve ser trabalhada psicologicamente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...