domingo, 13 de fevereiro de 2011

Você está dormindo bem?

Frase do Dia:

"A alegria deve ser como uma irradiação que a pessoa jamais, jamais deve deixar escapar." - Clarice Lispector

Todo mundo já ouviu falar que passamos 1/3 de nossa vida dormindo, e porque não aproveitar esse tempo com qualidade e de maneira saudável?

Dormir bem é essencial para que fiquemos acordados no dia seguinte e para que mantenhamos uma vida saudável com maior qualidade de vida e aumento da longevidade. O processo do sono é medido por um relógio biológico que possui um ciclo de 24 horas, os ponteiros desse relógio são moldados geneticamente e sua sincronia depende de diversos fatores externos, como iluminação, ruídos, odores, hábitos, vida social, tipos de colchões e etc. Especialistas acreditam que a principal peça dessa engrenagem é a melatonina, hormônio produzido no cérebro que começa a ser secretado assim que o sol se põe, avisando ao organismo que já é hora de se preparar para dormir, quando esse processo se inicia a temperatura do corpo tende a cair 1 a 2º C e a pressão arterial também sofre uma leve queda.

O sono é dividido em 5 fases (que serão abordadas em outro post), que se repetem em ciclos durante a noite e nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. Os efeitos causados por uma noite em claro e semelhante a uma embriaguez leve, que compromete a capacidade d
e raciocínio e a coordenação motora, dessa forma o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantes.

Um estudo realizado pela Universidade de Chicago - EUA mostrou que jovens entre 18 e 27 anos que foram impedidos de dormir mais de 4 horas durante seis dias, provocou um efeito assustador. Ao final do período o funcionamento do organismo delas era comparável ao de uma pessoa de mais de 60 anos e seus níveis de insulina eram semelhantes aos de portadores de diabetes.

Pesquisas feitas com ratos de laboratórios, mostraram que a falta de noites sono adequadas podem causar consequências graves, levando até a morte por infecção generalizada. No período em que estamos na cama um "exército" de reconstrução atua recuperando as "baixas" acumuladas no período em que ficamos acordados, preparando o corpo para a "guerra" do dia seguinte. É durante o sono profundo que as proteínas são sintetizadas em maior escala, mantendo ou expandindo as redes de neurônios ligados à memória e ao aprendizado. Nesse processo o cérebro comanda a a produção e liberação de hormônios como a melatonina e o hormônio do crescimento, garantindo mais longevidade e regulando os níveis de outras substâncias responsáveis pela regeneração de células e cicatrização da pele.

E você? Está dormindo bem?

domingo, 30 de janeiro de 2011

Mexa-se

Frase do Dia:
"Cuide-se como se você fosse de ouro, ponha-se você mesmo de vez em quando numa redoma e poupe-se." - Clarice Lispector

Todo mundo começa o ano cheio de promessas, juntar dinheiro e emagrecer está sempre no topo da lista, mas você já parou pra pensar quantas dessas promessas você conseguiu realizar? Confesso que por muito tempo fiz diversas listas de coisas que queria fazer durante o ano, e quase sempre a lista caia no esquecimento. Algumas vezes por falta de tempo, outras por falta de empenho e até mesmo por preguiça de correr atrás do que eu realmente queria... sempre procrastinava e chegava ao final do ano da mesma forma que tinha começado (isso quando o resultado não era negativo).


Nas minhas listas o 1º item era sempre perder peso (começar academia) e juntar dinheiro.

Durante 4 anos nunca consegui colocar realmente o que eu queria em prática, nesse período tive que fazer um escolha complicada. Ou eu começava (e terminava) o curso de Administração ou eu faria academia, comprava me tão necessário carro, viajava pra diversos destinos.
No entanto escolhi a 1ª opção e com muita força de vontade comecei e terminei o curso (confesso que por diversas vezes tive vontade de desistir, chutar o balde e voltar a gastar meu rico e suado dinheirinho com coisas que me trariam mais prazer, mesmo que momentãneo do que com a perspectiva de um futuro profissional melhor). Mas voltei ao foco e a realidade e fui até o fim. (literalmente).


Agora a faculdade acabou, posso fazer quase tudo que tive vontade de fazer nesses 4 anos e não fiz... Comecei pela academia, essa é a meta principal, e pra chegar ao resultado final tenho que continuar fazendo sacrifícios (já que acordar 5:30 da manhã não é nada fácil), mas tenho foco e vou conseguir chegar ao meu objetivo.

O importante é ter força de vontade e sair do lugar. Mexa-se e tenha uma vida melhor.

Para isso conto sempre com as informações do Portal Nutrição em Foco, onde mantenho atualizado meu caderno de receitas lights e saudáveis e dicas para facilitar a manutenção do meu objetivo.
Para refletir, um vídeo engraçado, mas que passa uma mensagem de grande importância!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Ah! O Inverno...

Frase do Dia:

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam." (George Bernard Shaw)


Você sabia que devido à menor incidência dos raios solares o período do inverno é o melhor período para realizar tratamentos estétic
os para pele?

Com o clima frio diminuímos a exposição ao sol, o que permite melhor resultado nos tratamentos de pele, pois reduz o risco de manchas e outros efeitos indesejados. Mas um problema comum mesmo com a temperatura baixa, é a desidratação da pele, a baixa umidade do ar - comum no inverno e a diminuição de suor no corpo colaboram para o ressecamento.

Para evitar a desidratação da pele é necessário evitar os banhos muito quentes que retiram a gordura da pele e dos cabelos, fazendo com que
ressequem com mais facilidade.

Mas não adianta ter cuidados somente quando o problema aparecer no inverno, o uso de hidratante e do protetor solar deve ser constante durante o ano inteiro. Procure também ter uma alimentação saudável. Consuma alimentos integrais (grãos e pães) e óleos ricos em ácidos graxos essenciais como os de oliva, linhaça e ômega 3 (peixes). Eles ajudam a pele a produzir seus hidratantes naturais.

Algumas dicas que amenizam o efeito causado pelo clima frio e seco do inverno:


• Evite banhos muito quentes, demorados e com muito sabonete;
• Substitua o sabonete em barra pelo líquido e use óleos hidratantes durante o banho;

• Após o banho, aplique uma camada fina e uniforme de hidratante em todo o corpo;

• Mantenha a hidratação interna do corpo, ingerindo boa quantidade de líquidos, sopas e chás;

• Utilize diariamente protetor solar, os cuidados com a proteção solar também devem continuar durante o inverno;


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...