domingo, 13 de fevereiro de 2011

Você está dormindo bem?

Frase do Dia:

"A alegria deve ser como uma irradiação que a pessoa jamais, jamais deve deixar escapar." - Clarice Lispector

Todo mundo já ouviu falar que passamos 1/3 de nossa vida dormindo, e porque não aproveitar esse tempo com qualidade e de maneira saudável?

Dormir bem é essencial para que fiquemos acordados no dia seguinte e para que mantenhamos uma vida saudável com maior qualidade de vida e aumento da longevidade. O processo do sono é medido por um relógio biológico que possui um ciclo de 24 horas, os ponteiros desse relógio são moldados geneticamente e sua sincronia depende de diversos fatores externos, como iluminação, ruídos, odores, hábitos, vida social, tipos de colchões e etc. Especialistas acreditam que a principal peça dessa engrenagem é a melatonina, hormônio produzido no cérebro que começa a ser secretado assim que o sol se põe, avisando ao organismo que já é hora de se preparar para dormir, quando esse processo se inicia a temperatura do corpo tende a cair 1 a 2º C e a pressão arterial também sofre uma leve queda.

O sono é dividido em 5 fases (que serão abordadas em outro post), que se repetem em ciclos durante a noite e nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. Os efeitos causados por uma noite em claro e semelhante a uma embriaguez leve, que compromete a capacidade d
e raciocínio e a coordenação motora, dessa forma o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantes.

Um estudo realizado pela Universidade de Chicago - EUA mostrou que jovens entre 18 e 27 anos que foram impedidos de dormir mais de 4 horas durante seis dias, provocou um efeito assustador. Ao final do período o funcionamento do organismo delas era comparável ao de uma pessoa de mais de 60 anos e seus níveis de insulina eram semelhantes aos de portadores de diabetes.

Pesquisas feitas com ratos de laboratórios, mostraram que a falta de noites sono adequadas podem causar consequências graves, levando até a morte por infecção generalizada. No período em que estamos na cama um "exército" de reconstrução atua recuperando as "baixas" acumuladas no período em que ficamos acordados, preparando o corpo para a "guerra" do dia seguinte. É durante o sono profundo que as proteínas são sintetizadas em maior escala, mantendo ou expandindo as redes de neurônios ligados à memória e ao aprendizado. Nesse processo o cérebro comanda a a produção e liberação de hormônios como a melatonina e o hormônio do crescimento, garantindo mais longevidade e regulando os níveis de outras substâncias responsáveis pela regeneração de células e cicatrização da pele.

E você? Está dormindo bem?

7 comentários:

Carlos Kurare disse...

Colega...

Ganhei 4 convites para a peça o mentiroso (veja detalhes sobre a peça aqui: ) e num gesto de incomensurável benevolência vou dividir com você! Este gesto pode no futuro fazer com que nossos leitores tenham a curiosidade de conhecer outros blogs. Conhecer novas idéias... ou não. Bem... dois vou distribuir para os meus leitores e dois vou dividir com seus leitores, afinal... uma mão lava a outra e as duas lavam a Bun... digo a cara!
Vou dar 2 convites grátis para a peça O mentiroso. Para o próximo domingo dia 20 ou segunda-feira dia 21!
Regras do Jogo: Os dois primeiros EMAILs que chegarem à minha caixa postal nesta quinta-feira após às 17:00h (hora do chá de cidreira) pedindo os convites... leva! Seu leitor deve informar o nome e a data que quer ir ao Teatro e dizer que foi indicado pelo seu blog.

Um grande abraço!

Carlos Kurare

Caramba! Eu durmo tão mal... Vou postar essa matéria lá no meu blog!

Julie Rossi disse...

Muito interessante os dados. Fiquei preocupada pois, eu sempre dormi mal demais!beijos

Kamila Victor disse...

Ultimamente tenho dormido muito mal.
To precisando de mais tempo para o meu sono da beleza!

Kamila Victor disse...

Ultimamente tenho dormido muito pouco. Estou precisando tirar alguns momentos para o meu sono da beleza

Amapola disse...

Boa noite, Karla.

Lindo documentário.

Até que enfim, eu voltei a dormir normalmente. É um alívio.

Um grande abraço.
Maria Auxiliadora (Amapola)

Cansei de Ser Gorda disse...

Oi, adorei seu blog! Obrigada por seguir o http://eucanseidsergorda.blogspot.com/

Aline Oliveira e Nathália Marques disse...

Gostei mt das dicas do seu blog.

Abraço

Meu blog é: http://sanduichelight.blogspot.com/

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