quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Você sabia que alguns alimentos têm o poder de deixar você mais feliz?

Frase do dia:
"Um dia sem risos é um dia desperdiçado"
Chales Chaplin

Pesquisadores de universidades como Harvard e Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostram que aumentar a ingestão de fibras e diminuir o consumo de gorduras e álcool pode diminuir as dores de cabeça e que o consumo de pratos ricos em ômega 3 afastam as chances de depressão.

Alimentos que fazem bem ao corpo e aumentam a felicidade:

Alimentos ricos em vitamina B12 e ácido fólico (carnes magras, as folhas verdes escuras, os ovos e as leguminosas). As duas vitaminas ajudam a equilibrar o sistema nervoso central e afastam o risco de demências. Em países onde a ingestão de B12 e ácido fólico é alta, o risco de depressão é baixo.
Frutas e verduras - Donos de uma concentração altíssima de vitaminas, minerais e antioxidantes, estes alimentos regulam o intestino e fornecem energia. Pessoas que consomem frutas e verduras todos os dias são 11% mais saudáveis do que aqueles que não têm o hábito de comê-las com regularidade. O ideal é comer de 400 a 600 gramas (ou dois copos de requeijão cheios) de legumes e frutas todos os dias.

Alimentos ricos em selênio - Poderoso antioxidante, o selênio protege as funções cerebrais e podem diminuir a depressão ligada ao envelhecimento. Basta comer uma castanha-do-pará por dia para suprir a necessidade deste mineral. Além da castanha, também está presente nos grãos integrais, nos feijões, nas carnes magras, nos laticínios desnatados e nos frutos do mar.Peixe - Comer peixe no mínimo três vezes por semana traz uma série de benefícios para a saúde. Homens e mulheres com uma dieta rica em ômega 3, encontrado no salmão, na sardinha, na truta e no atum, têm menos sintomas depressivos, indica um estudo da Universidade do Tennessee, EUA.Chocolate amargo - Capaz de aumentar a produção de endorfinas, o chocolate amargo também é rico em polifenois que protegem as artérias. Um estudos mostram que homens que comem uma barra de chocolate amargo diariamente têm um risco menor de infartos . Mas, para obter os efeitos benéficos sem engordar, basta comer uma barra pequena (30 gramas).
Alimentos ricos em vitamina D - Mulheres com pouca vitamina D no organismo têm mais tensão pré-menstrual (TPM), são mais ansiosas e costumam ser mais deprimidas. A vitamina D é sintetizada pelo contato dos raios solares com a pele, mas a alimentação também pode dar uma ajudinha. Fígado de boi, queijos e gema de ovo são ricos na substância. Vale a pena também investir em alimentos fortificados com a vitamina D, principalmente leite e iogurte, sucos e cereais integrais.

6 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Marido! Super chique! Adorei e aprovei! Vc é demais! Bjo!!!

Carolina Lôbo de Almeida Barros disse...

Que postagem ótima, Karla!!! Adorei! Beijos

Lana Angélica Braudes disse...

Postagem lindona, Karla!! Adorei a foto do chocolate! =) Bjos

Pedro Alexandre disse...

Parabéns pela criatividade!!

Pedro Alexandre.

Unknown disse...

Até agora tenho investido nas frutas e no chocolate amargo... mas depois de ler sua postagem vou tomar jeito e investir em todo o resto!
bjos!

Anônimo disse...

Bacana! O problema é alguém com depressão ter vontade de comer alguma coisa... rs. O melhor de tudo é prevenir. E ainda assim há todas aquelas influências sociais que contribuem para a depressão, né. Veja o caso do Japão, um país com um consumo de peixe gigantesco e, ao mesmo tempo, um dos lugares com maior índice de depressão e suicídios do mundo...
Uma sociedade que ofereça um ambiente psicológico propício para os seus cidadãos é fundamental para a saúde, e até para a alimentação. Aí sim, as pessoas podem desfrutar de todos os benefícios de cada alimento!

Ótimo post. =)

Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...