quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Eu não tenho tempo!!


Essa expressão sem dúvida já foi dita por todos nós. Mas, podemos afirmar que isso se trata muito mais de uma desculpa do que uma justificativa. Frequentemente somos levados a usar tal desculpa para explicar o fato de não conseguirmos realizar tarefas. E isto só acontece por que não planejarmos e administrarmos o tempo que temos disponível para o cumprimento do nosso papel profissional ou pessoal.

Administrar o tempo requer planejamento e autodisciplina.
Podemos facilmente ceder a "tirania do urgente", do "agora" e nunca ter 'tempo' para planejar a utilização do tempo. É fácil adiar o planejamento e isso ajuda a ignorá-lo.
Acabamos, nos concentrando, invariavelmente, em questões mais urgentes. Entretanto, no processo de planejamento do tempo, convém planejar 80% do seu tempo e os 20% restantes, devem ser reservados para os problemas inesperados ou urgentes.

O gerenciamento eficaz do tempo requer autodisciplina. A maior economia de tempo se faz com o uso eficaz do mesmo. Se você "pula" de uma atividade para outra e depois volta para a primeira, é provável que realize pouca coisa.

A maneira como percebemos e distribuímos o nosso tempo é em função do momento, da circunstância, das pressões, das responsabilidades, dos sonhos e das metas que nos são impostas no cotidiano.

O primeiro passo para um bom planejamento deve ser uma pesquisa do tempo gasto nos papéis que cumprimos ao longo da vida:

- Profissional
- Conjugal
- Familiar
- Social
- Educacional
- Recreativo

Estudos mostram que o papel Profissional representa, em média, de 45% a 60% do tempo consumido ao longo da semana. Enquanto o restante deve ser divido para entre os outros papéis que exercemos.

3 comentários:

Laila disse...

Como é bom ser criança neh??? Podiamos dividir o tempo em escola, soneca após o almoço, tarefa de casa, e brincarrrrrr até dar sono pra dormirrrrr!!!! rsrs
Depois que crescemos nossa vida torna-se um corre-corre sem fim...
Concordo com o que vc disse que planejamento de tempo requer autodisciplina!!! Ohhh coisinha difícil!! rsrrsrs

Adoreii o tema!
Bjosss

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Nossa, eu vivo tendo problemas com administração de tempo. Eu coloco mais tarefas do que consigo realizar e aí me lasco!!! Aff....

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Nossa, eu vivo tendo problemas com tempo... Coloco mais tarefas do que eu consigo realizar, e depois fico louca!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...