terça-feira, 4 de agosto de 2009

As amizades virtuais são tão boas quanto as reais

Frase do Dia:
"Cultive as Amizades verdadeiras, elas são seu maior tesouro"

Gente, estava planejando postar sobre outro assunto, mas quando li essa reportagem na Galileu resolvi mudar de idéia e adiar o tema da postagem de hoje para amanhã...

Os cientistas sabem que os amigos "de verdade" ajudam muito a melhorar o nosso bem-estar . Mas pesquisas recentes começam a derrubar essa barreira entre o real e o virtual e a mostrar que tanto faz se a amizade é daquelas de se encontrar todos os dias ou se é com pessoas que você só vê na tela do computador: ambas fazem bem à saúde.
Pesquisadores da Universidade Flinders, na Austrália, mostraram que os idosos com uma rede social efetiva têm 22% menos chance de morrer num prazo de dez anos.

Por "rede social efetiva", os estudiosos entendem aqueles contatos com amigos e conhecidos que acontecem frente-à-frente, por telefone, carta ou e-mail.

Eles afirmam que o contato físico é mais eficaz, mas quaisquer das outras três formas de contato teve mais influência na sobrevida dos voluntários do que a convivência com crianças ou família.

A cientista social e professora da Universidade da Califórnia Bella DePaulo concorda com as conclusões do estudo. "O contato real entre as pessoas é ótimo para a amizade , mas compartilhar algo importante com alguém, mesmo que online, também faz bem à saúde".

Para que os benefícios apareçam, é preciso levar para o mundo virtual as atitudes que tornam saudáveis as amizades com contato físico. Dar ajuda e sustentação emocional é um exemplo de atividade que pode ser exercida pela internet e que terá efeitos sobre o "amigo".
Segundo o psicólogo australiano Paul James, especialista em relacionamentos humanos, isso funciona desde que essa relação seja recíproca, mesmo que não tenha a mesma intensidade de ambos os lados. "O importante é poder contar com amigos em circunstâncias boas e más."

Alguns efeitos benéficos das amizades reais transbordam para aquelas cultivadas nos sites de relacionamento, dentre elas:

1. Ao reduzir a sensação de solidão, traz bem-estar;

2. Diminui o risco de problemas mentais sérios na velhice;

3. Pessoas com dificuldade de se socializar, como quem sofre da síndrome de Asperger, experimentam grandes benefícios das amizades virtuais;

4. Bem-estar decorrente de saber que sempre há alguém disponível para compartilhar uma notícia boa;

5. Reduz o estresse;

6. Cultivar grandes círculos de amizade (reais + virtuais) diminuiu em 22% o risco de morte de moradores de um asilo australiano;

7. Fortalece o sistema imunológico;

8. Ajuda a atenuar o efeito traumático de experiências como divórcio, doenças sérias, perda de emprego ou a morte de um ente querido.


Continua...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...