domingo, 13 de fevereiro de 2011

Você está dormindo bem?

Frase do Dia:

"A alegria deve ser como uma irradiação que a pessoa jamais, jamais deve deixar escapar." - Clarice Lispector

Todo mundo já ouviu falar que passamos 1/3 de nossa vida dormindo, e porque não aproveitar esse tempo com qualidade e de maneira saudável?

Dormir bem é essencial para que fiquemos acordados no dia seguinte e para que mantenhamos uma vida saudável com maior qualidade de vida e aumento da longevidade. O processo do sono é medido por um relógio biológico que possui um ciclo de 24 horas, os ponteiros desse relógio são moldados geneticamente e sua sincronia depende de diversos fatores externos, como iluminação, ruídos, odores, hábitos, vida social, tipos de colchões e etc. Especialistas acreditam que a principal peça dessa engrenagem é a melatonina, hormônio produzido no cérebro que começa a ser secretado assim que o sol se põe, avisando ao organismo que já é hora de se preparar para dormir, quando esse processo se inicia a temperatura do corpo tende a cair 1 a 2º C e a pressão arterial também sofre uma leve queda.

O sono é dividido em 5 fases (que serão abordadas em outro post), que se repetem em ciclos durante a noite e nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. Os efeitos causados por uma noite em claro e semelhante a uma embriaguez leve, que compromete a capacidade d
e raciocínio e a coordenação motora, dessa forma o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantes.

Um estudo realizado pela Universidade de Chicago - EUA mostrou que jovens entre 18 e 27 anos que foram impedidos de dormir mais de 4 horas durante seis dias, provocou um efeito assustador. Ao final do período o funcionamento do organismo delas era comparável ao de uma pessoa de mais de 60 anos e seus níveis de insulina eram semelhantes aos de portadores de diabetes.

Pesquisas feitas com ratos de laboratórios, mostraram que a falta de noites sono adequadas podem causar consequências graves, levando até a morte por infecção generalizada. No período em que estamos na cama um "exército" de reconstrução atua recuperando as "baixas" acumuladas no período em que ficamos acordados, preparando o corpo para a "guerra" do dia seguinte. É durante o sono profundo que as proteínas são sintetizadas em maior escala, mantendo ou expandindo as redes de neurônios ligados à memória e ao aprendizado. Nesse processo o cérebro comanda a a produção e liberação de hormônios como a melatonina e o hormônio do crescimento, garantindo mais longevidade e regulando os níveis de outras substâncias responsáveis pela regeneração de células e cicatrização da pele.

E você? Está dormindo bem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...