quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Eu não tenho tempo!!


Essa expressão sem dúvida já foi dita por todos nós. Mas, podemos afirmar que isso se trata muito mais de uma desculpa do que uma justificativa. Frequentemente somos levados a usar tal desculpa para explicar o fato de não conseguirmos realizar tarefas. E isto só acontece por que não planejarmos e administrarmos o tempo que temos disponível para o cumprimento do nosso papel profissional ou pessoal.

Administrar o tempo requer planejamento e autodisciplina.
Podemos facilmente ceder a "tirania do urgente", do "agora" e nunca ter 'tempo' para planejar a utilização do tempo. É fácil adiar o planejamento e isso ajuda a ignorá-lo.
Acabamos, nos concentrando, invariavelmente, em questões mais urgentes. Entretanto, no processo de planejamento do tempo, convém planejar 80% do seu tempo e os 20% restantes, devem ser reservados para os problemas inesperados ou urgentes.

O gerenciamento eficaz do tempo requer autodisciplina. A maior economia de tempo se faz com o uso eficaz do mesmo. Se você "pula" de uma atividade para outra e depois volta para a primeira, é provável que realize pouca coisa.

A maneira como percebemos e distribuímos o nosso tempo é em função do momento, da circunstância, das pressões, das responsabilidades, dos sonhos e das metas que nos são impostas no cotidiano.

O primeiro passo para um bom planejamento deve ser uma pesquisa do tempo gasto nos papéis que cumprimos ao longo da vida:

- Profissional
- Conjugal
- Familiar
- Social
- Educacional
- Recreativo

Estudos mostram que o papel Profissional representa, em média, de 45% a 60% do tempo consumido ao longo da semana. Enquanto o restante deve ser divido para entre os outros papéis que exercemos.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Pular Corda - Um excelente exercício físico


Pular é algo natural que fazemos desde criança, expressa externamente um dos melhores sentimentos que o ser humano tem, a alegria. Quando nossa equipe favorita faz um gol, em festas, quando numa danceteria toca nossa música favorita, enfim quando estamos eufóricos e felizes, queremos pular.

Por sua vez, nossa sociedade está cada vez mais acometida de muitos problemas de saúde advindos da falta de movimento.
Pressão alta, altos níveis de açúcar e gordura no sangue, obesidade e alterações psicológicas como ansiedade ou depressão, só para citar alguns deles.

Então, temos de um lado algo que e natural, que provavelmente tenha feito parte da vida infantil da maioria das pessoas, e do outro a necessidade do movimento, por isso que talvez a corda seja uma ótima forma de se colocar o corpo em movimento.
Voltar a fazer algo que é natural do ser humano (saltar) e prevenir alguns possíveis problemas de saúde colocando nosso corpo em forma, talvez seja uma boa opção.

Pular corda é um exercício simples de circular uma corda em torno de si, ou seja, por baixo dos pés passando pela cabeça, sem que se toque nela (http://www.cdof.com.br/rope.htm).

É lógico que não seria somente pulando corda que teríamos um completo preparo do nosso organismo, mas é um bom começo, ou complemento se o indivíduo já faz exercícios físicos com regularidade.
Este tipo de atividade pode ser utilizada desde o aquecimento até mesmo integrar o programa de exercícios físicos.

Vantagens: é barato, de fácil acesso, coloca em ação grandes e importantes grupos musculares, trabalha a coordenação, a resistência aeróbica e anaeróbica, a força de resistência de membros inferiores, exercita o cérebro e muitas outras.

Apesar destes benefícios ainda há desvantagens que é preciso citar: se o indivíduo estiver muito acima do peso seria uma sobrecarga muito grande para suas articulações e também é bastante intenso para quem está fora de forma.

Como realizar: a corda utilizada deve ser leve e flexível para que possa trilhá-la com velocidades diferentes.

O comprimento é fundamental para o bem estar do saltador.
Se for muito curta a atividade não será confortável, se for longa demais, menos mal, poderá ser enrolada na mão.
Para medir passe-a por baixo do pé com o joelho estendido e as duas pontas devem aproximar-se do peito do praticante.
O piso preferivelmente será um gramado ou de madeira, ao invés de cimento ou sobre o asfalto. Comece com pouco tempo e vá incrementando aos poucos, alterne a forma de pular, se preciso faça intervalos para recuperar.
No início é comum girar muito rápido e tornar o exercício intenso demais.

ndependente da forma de pular é fundamental amortecer a queda em cada salto com a flexão das principais articulares dos membros inferiores, o som de impacto do calçado com o solo deve ser mínimo ou se possível inexistente. Sempre é bom lembrar que a corda é bem fina, então não há necessidade de se saltar muito alto.


Há também a possibilidade de se pular com colegas trilhando a corda o que torna o exercício mais agradável e menos cansativo.Quem tiver mais interesse pode acessar:
http://www.aahperd.org/jump/
http://www.jumpropeinstitute.com/
http://library.thinkquest.org/5407/skills.html

A corda é uma boa opção de exercício mas tem que estar aliada a outros hábitos para que surta os efeitos esperados, uma alimentação equilibrada, uma conversa com os amigos e uma boa noite de sono são apenas alguns exemplos que devem estar juntos ao exercício físico para que as pessoas se sintam bem.

Fonte:
Site Medico

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Mude!!! Você Pode!!!!

Hoje resolvi dar um basta! Um chega pra lá no baixo astral, na baixa estima e é claro na F-A-L-T-A-D-E-V-E-R-G-O-N-H-A-N-A-C-A-R-A...

Sabe aquele dia em que você se olha no espelho e percebe a realidade e a verdade sobre si, e começa a passar um filme em sua mente mostrando tudo que tens feito de errado ao longo da vida e que a única culpada por esses erros é você mesma?

Ai você começa a colocar tudo na balança (eu não disse que ela me persegue...) pra ter a certeza de que andas carregando peso de mais (literalmente) nas costas (na barriga, nas coxas... enfins... no corpo inteiro) e sabe que a unica pessoa que pode fazer algo pra mudar a situação esta ali bem na sua frente, refletida no espelho, isso aconteceu comigo hoje e após me ver refletida dessa forma:
E o pior é que apesar de imagens dizer mais do que palavras ou números, esses números me assustaram (estou me referindo aos numeros na balança...), foi ai que resolvi colocar tudo o que aprendi e aprendo todos os dias com a MELHOR Equipe de Profissionais de Nutrição que pode existir na face "the world", e como chegar ao peso ideal é uma das metas que estipulei na virada do ano, voltarei (isso mesmo que você leu, voltarei, pois tive sim várias recaídas e por várias vezes tentei enganar a mim mesma fechando os olhos ao invés de fechar a boca para o que estava fazendo (comendo) errado) a seguir TODAS as recomendações feita pela Juliana (minha fonte de inspiração) pra voltar a ser como era antes, num passado não muito distante... e pra que todos possam seguir esses exemplos postarei aqui todas as estapas do processo, com dicas de exercícios que podem ser praticados por qualquer um, desde até por quem não tem muito tempo ou dinheiro pra frequentar academias, receitas práticas e saudaveis, e é claro o quadro evolutivo do processo... É hora de descruzar os braços e sair da inércia pra que esse objetivo possa ser alcançado de forma saudavel e claro prazerosa...

Pois não é uma pequena nuvem de baixo astral que irá me desanimar, para isso será necessário um tempestade... sei que sou melhor que isso e que posso chegar onde quero, meu mundo sou eu quem faço e os caminhos que posso percorrer sou eu quem escolho...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Aruanã Goiás

Bom gente, pra compensar o tempo que fiquei sem fazer nenhuma postagem hoje vou postar o resultado do maravilhoso fim de semana que passei em Aruanã, nada que eu escreva aqui dirá mais que as imagens que serão mostradas, portanto aproveitem e se deliciem com essas imagens maravilhosas que mostram o poder Divino que a natureza possui....












quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

20 dicas para emagrecer com alimentação e exercícios

Salve, Salve!!!

Hoje postei algumas dicas de Saúde e Bem Estar que ajudará no árduo processo de se chegar ao peso ideal. Espero que gostem e que sigam as dicas....

Bjos!

Regras básicas:

1. Nunca esqueça que o carboidrato deve fazer parte de pelo menos 60% da maioria das refeições do dia, (desjejum e almoço) pois é fonte de energia e ativador metabólico;

2. Mantenha também a ingestão de alimentos fontes de proteína em todas as refeições: desjejum: leite, ou derivados, peito de peru ou ovos; almoço e jantar: carnes em geral, ovos, ou outros. A proteína fornece os aminoácidos, essenciais para uma boa recuperação das fibras musculares após os esforços físicos;
3. As frutas, verduras e legumes também devem estar presentes na maioria das refeições, para a oferta de vitaminas e minerais, perdidos com facilidade durante o exercício;

4. A boa hidratação e a adequada reposição com alimentos (sempre na primeira hora após o exercício) farão com que o músculo se recupere mais rapidamente, ganhe disposição e acelere o metabolismo, para inclusive, queimar gordura no repouso; 5. Nunca se exercite em jejum, nem deixe um intervalo maior que 4 horas da última refeição até a hora do exercício, tome inclusive água de côco ou gatorade antes, durante e após o exercício;
6. O fracionamento correto da dieta fará com que seu metabolismo aumente pelo menos 20%, com isso você pode perder gordura até mesmo sem restrição calórica;

7. Aumente o consumo de fibras, alimentos integrais (arroz, pão, lentilha, feijão), folhas, frutas com cascas comestíveis e também o bagaço, e os vegetais em geral;

8. Evite o uso de laxantes e diuréticos pois eles promovem uma perda excessiva de líquidos, podendo assim, causar desidratação. Esta não é uma forma saudável de emagrecimento. A curto prazo, o uso destes produtos podem até causar uma sensação de perda, porém, esta perda não está relacionada àquela gordura excedente, e sim, a perda de líquidos. O correto é ingerir uma refeição equilibrada que proporcione bom funcionamento de todos os órgãos;

9. Alimentos diuréticos podem ajudá-lo a não reter líquido durante o processo de perda de peso, como erva doce, salsão, coentro, berinjela e endivias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia e maracujá;

10. Evite o consumo excessivo de carboidratos à noite, ou seja : massas , pães, frutas e doces. Durante a noite estamos mais próximos ao nosso metabolismo de repouso, necessitando assim, de uma menor quantidade de energia. A ingestão excessiva de carboidratos neste período proporciona um aumento das reservas de gordura, fato indesejável para as pessoas que querem perder ou manter o peso. É importante que o jantar sempre seja uma refeição menos farta que o almoço;

11. Para desfrutar dos prazeres de refeições em restaurantes, escolha sempre uma única opção (entradas, ou pratos elaborados com molhos, cremes e recheios ou bebidas alcoólicas ou sobremesas). Desta forma você não estará abandonando totalmente a dieta e com certeza não vai recuperar os quilos eliminados;

12. Mastigue bem os alimentos. Esse processo permite que a chegada do alimento ao estômago seja lenta, o que implica em maior tempo para o órgão enviar uma mensagem de saciedade para o cérebro diminuindo a vontade de comer mais, ou seja, muitas vezes o excesso.

13. Beba no mínimo 2 litros de água por dia; pois ela hidrata o corpo, ajuda na eliminação de toxinas e gorduras pelos rins e auxilia no tratamento da celulite e flacidez. Além disso, "engana" o estômago dando a sensação de saciedade;
14. Prefira os queijos brancos. O queijo é rico em proteínas e apresenta teor variado de gordura. A quantidade de gordura pode ser percebida pela cor do queijo. Quanto mais amarelo, maior é seu teor de gorduras;

15. Evite muito líquido durante as refeições. Seu excesso dilui o suco gástrico e distende as paredes do estômago sobrecarregando todo intestino e prejudicando a assimilação dos nutrientes;

16. Evite bebidas alcóolicas durante as refeições. O corpo ficará encarregado de queimar primeiro o álcool, pois este é tóxico ao organismo, enquanto isso, os demais nutrientes da dieta são armazenados nas reservas de gordura;

17. Evite o consumo de calorias vazias (doces, balas, açúcar refinado). O corpo utiliza uma parte como fonte de energia e o restante é acumulado na forma de gordura;

18. Evite o consumo de molhos à base de creme de leite ou maionese. Substitua-os por iogurte light;

19. Evite o consumo de gordura animal. Retire a pele ou gordura aparente das carnes e diminua o consumo de manteiga e ovos;

20. Dê preferência aos assados, cozidos ou grelhados. Cada vez que você frita uma carne (boi, frango ou peixe) ela ganha cerca de 35 calorias extras;


Fonte: Saúde & Performance

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Gravatinha de Verão

Bom, hoje vou postar a 1º receita no blog (não que seja minha 1º experiência na cozinha, mas é a 1º em que eu mesma criei ao invés de fazer uma dessas tantas que já existem por ai... espero que gostem...




Gravatinha de Verão
Ingredientes:
  • 500g de macarrão gravatinha
  • 200g de tomate seco
  • 200g de presunto
  • 200g de peito de frango defumado
  • 200g de queijo de búfala
  • 100g de uvas passas pretas sem semente
  • 3 colheres de sopa de requeijão light
  • 1 cebola ralada
  • cheiro verde à gosto
  • sal e pimenta à gosto

Modo de Preparo


1. Desfie o peito de frango defumado, pique o presunto e a mussarela em cubinhos, rale a cebola em ralo grosso, pique o cheiro verde e reserve,
2. Cozinhe o macarrão em ponto "al dente" (lembre-se que para cada 100g de macarrão utilize 1l. de água), em um refratário de sua preferência misture todos os ingredientes, deixando por ultimo o macarrão, após misturar todos os ingredientes decore a seu gosto e sirva.


Obs.

1. Pode ser servido quente ou frio;
2. O macarrão gravatinha pode ser subsitituído por outro de sua preferência, exceto por spaghetti ou outros do mesmo segmento;
3. O queijo de búfala pode ser substituído por mussarela tradicional ou provolone ou outro queijo de sua preferência.
4. O requeijão cremoso pode ser substituído por maionese.


Essa receita permite que você utilize sua criatividade e "brinque" com os ingredientes e com a quantidade que mais goste, possibilitando a descoberta de novos sabores e texturas para sua receita.
Bon Apetit!!!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Se...

“Se és capaz de manter a tua calma quando
todo mundo em redor já a perdeu e te culpa,
De crer em ti quando estão todos duvidando
E para esses, no entanto, achar uma desculpa;
Se és capaz de esperar sem te desesperares,
Ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
E não parecer bom demais, nem pretensioso;

Se és capaz de sonhar
- sem fazer dos sonhos teus senhores;
De pensar – sem que a isso só te atires;
Se, encontrando a Desgraça e o Triunfo, conseguires
Tratar da mesma forma a esses dois impostores;
Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas
Em armadilhas as verdades que disseste
E as coisas por que deste a vida, estraçalhadas,

E refazê-las com o bem pouco que te reste;
Se és capaz de arriscar numa única parada
Tudo quanto ganhaste em toda a tua vida,
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
Resignado, tornar ao ponto de partida;
De forçar coração, nervos, músculos, tudo
A dar seja o que for que neles existe,
E ao persistir assim quando, exaustos, contudo
Resta a vontade em ti, que ainda ordena:
Persiste;

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes;
E, entre Reis, não perder a naturalidade,
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes;
Se a todos podes ser de alguma utilidade;
Se és capaz de dar, segundo por segundo,
Ao minuto fatal todo o valor e brilho;
Tua é a Terra com tudo o que existe no mundo.
E – o que ainda é muito mais
– és um homem, meu filho!”


Rudyard Kipling

Joseph Rudyard Kipling, romancista, jornalista e poeta inglês nasceu em Bombaim, em 1865, e morreu em Londres, em 1936. Filho do conservador do Museu de Lahore, estudou na Inglaterra, mas retornou para a Índia, em 1882. Kipling escreveu romances, contos e poemas que se tornaram famosos em sua época. Sua vasta obra elogia o imperialismo britânico, a glória militar e a grandeza dos anglo-saxões. Tornou-se famoso pelos livros de aventuras para crianças, especialmente Kim (1901) e o Livro de Jângal, em dois volumes (1894/1895). Aqui oferecemos ao leitor brasileiro nove das melhores histórias do escritor, inclusive os célebres contos: Mowgli, O Menino-Lobo; Os Irmãos de Mowgli e o Avanço da Jângal. Kipling foi o primeiro escritor inglês a ganhar o prêmio Nobel de Literatura, em 1907.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Pessoas organizadas vivem mais

Bom Dia!!!

Pessoal, ontem em mais um momento de leitura e pesquisas de coisas "úteis" pela internet encontrei essa reportagem muito interessante e que vale a pena conferir e quem sabe seguir...





Pesquisa realizada nos EUA afirma que disciplina é fator positivo na saúde.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em Riverside sugere que pessoas organizadas e disciplinadas tendem a viver até quatro anos mais do que as mais impulsivas.
Os cientistas avaliam que traços psicológicos são tão importantes como fatores médicos e sociais na saúde.
"Pessoas mais conscienciosas têm melhores hábitos em relação a sua saúde, se arriscam menos, e tendem a ter empregos e casamentos mais estáveis", disse o psicólogo Howard Friedman, um dos autores do estudo.
"Muitos desses indivíduos também têm até uma predisposição biológica a serem saudáveis", acrescentou.
O cientista lembra ainda que pessoas mais discliplinadas tendem a ser mais felizes, e consomem menos drogas e álcool.
Características positivas
Para o estudo, publicado na revista da Associação Americana de Psicologia, Friedman e sua equipe analisaram dados de 20 pesquisas que se concentravam em características típicas de pessoas conscienciosas e que envolveram mais de 8,9 mil voluntários de países desenvolvidos.
Os cientistas examinaram em particular três características: o auto-controle, a organização e a diligência. Eles descobriram que os dois últimos aspectos são os mais ligados à longevidade.
Entre outras características consideradas saudáveis estão o perfeccionismo, a confiança, a determinação, a competência e a obediência.
"Existem algumas provas de que as pessoas podem se tornar mais conscienciosas, principalmente quando elas se sentem seguras e estáveis em um emprego ou no casamento", disse Margaret Kern, outra autora do estudo.
Pesquisas anteriores se concentravam mais em ressaltar os malefícios de estados psicológicos negativos, como a depressão ou a hostilidade.


Fonte: Globo .com

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Ano Novo... Vida Nova!!!

Gente nada melhor pra começar um novo ano que um lugar tranquilo e como não existe nada melhor que o contato com a natureza resolvi fazer a "passagem" (Calma eu ainda não morri...) de 2008 para 2009 em um lugar que considero ser a 8º maravilha do mundo... a Cidade de Goiás, é lá mesmo, onde viveu Cora Coralina... e para compartilhar um pouco dessa maravilha algumas fotos...






Breve mais imagens desse PARAISO...
Abraços...






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...